Auriculoterapia
A auricultoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura.
Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão e de forma mais rápida, pois tem uma comunicação direta com Sistema Nervoso Central.
A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.
Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.
Como é feita a auriculoterapia
A partir de uma anamnese, entrevista e uso da sensibilidade, identifica-se os pontos a atuar e segue conforme a necessidade:
- Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 20 a 40 minutos;
- Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
- Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
- Sementes de mostarda: são coladas na pele durante 5 dias.
ACUPUNTURA
A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que objetiva o equilíbrio energético e físico, a partir de pontos dos meridianos ao longo do corpo.
A utilização de agulhas em pontos especificas estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona.
Para que serve
Esta técnica pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:
- Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
- Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
- Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
- Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
- Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
- Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
- Distúrbios de sono como insônia;
- Distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e até depressão.
Como é feita?
Aplicação de agulhas especificas ao longo de pontos “determinados”, conforme a necessidade apresentada – entre 30 e 60 minutos de duração.